Este lugar vai ser o seu companheiro na divisão de Mambos e Problemas. Makas também são aceitaveis. Todo e qualquer problema poderá encontrar alívio aqui. Envie toda a sua carga para aqui. Não se iniba. Divida connosco o que o(a) apoquenta.

AngoProblemas

PROBLEMAS PESSOAIS

 

 A Menina Bonita do  Alvalade Down Town

PROBLEMAS EM CASA

PROBLEMAS NO TRABALHO

PROBLEMAS NA COMUNIDADE

PROBLEMAS COM AS AUTORIDADES

PROBLEMAS DE SAÚDE

PROBLEMAS NA ESCOLA

PROBLEMAS PESSOAIS

PROBLEMAS POLÍTICOS

PROBLEMAS INTÍMOS

PROBLEMAS ENTRE NAMORADOS

PROBLEMAS PEQUENOS

PROBLEMAS DE GRANDE DIMENSAO

PROBLEMAS COM VIZINHOS

APENAS PROBLEMAS

OUTROS PROBLEMAS

 

 

Sara vive nas bananeiras do Alvalade. O local é um mundo a parte da civilizaçao do Alvalade e da Maianga os bairros que o rodeiam. Ali os casebres e as águas correndo pelas ruas improvisadas sao a norma. Digamos que é o Rangel dentro do Alvalade. A pobreza é visível. Moças jovens sonhando sair daí para uma vida igual ao dos vizinhos na rua de cima abundam. Sara nao era diferente. Estudante do ensino médio almejava um dia sair daquele lugar para uma casa bem decorada e cuidada por fora. Queria também poder ajudar seus irmaos, vê-los estudar, progredir na vida. Procurou emprego em várias empresas. Publicou ânuncios no jornal de angola. Falou com gente amiga. Nada. Nao conseguia emprego. Começou a ficar frustrada. Sara era uma jovem atraente. Ao andar pelas ruas seu andar, bamboleando o corpo e sorriso simpatico, encantavam os olhos gulosos de homens de várias idades e extractos sociais. Quando Garcia, um homem mais velho,  apareceu na vida dela, lá em casa nao havia suficiente comida e sua mae estava doente. Garcia prestimosamente ajudou-a financeiramente. “Apenas por amizade”- dizia. A mae melhorou e a alimentaçao também.

Garcia telefonava e eles conversam bastante. Sendo adulto Garcia sabia como chegar sorrateiramente ao coraçao da nossa amiga. Sara sabia que ele era casado. Sabia também que tinha filhos.  Em pouco tempo estavam namorando. O homem convenceu-a de que a amava. Que sempre cuidaria dela. Garcia tinha 47 anos anos, Sara tinha 21. Quando Sara veio ao mundo Garcia já tinha 26 anos, sendo casado e com filhos. 7 meses depois Sara chorando dizia a Garcia que estava grávida. Garcia friamente disse-lhe “ Querida, vais ter que tirar “. “Mas, como podes dizer isso se sempre disse-te que me assumirias e cuidarias de mim caso engravidasse ? Foi por isso que sempre aceitei fazer sexo sem camisinha. “ – Reclamou a nossa amiga. “Ouve Sara se nao tirares, nao contes comigo para nada. Nao assumirei este filho, nem ficarei mais contigo. Nao posso ver-me na situacao de pai contigo. Tenho uma familia e um nome para defender.” – Declarou Garcia em termos bem claros.

 Sara compreendeu que se tinha envolvido com alguém que apenas estava aí para se aproveitar de si, de seu corpo jovem e bonito. Todas as juras de amor, todas as promessas, nao passavam de falsidades.   Depois disso, Garcia desapareceu. Seus telefonemas nao eram atendidos. Mais tarde mudou de número. Ficou sozinha para lidar com uma grávidez e os inúmeros problemas acompanhantes. A mae de Sara deseperada, gritava com ela e chamava-lhes nomes. “Já somos pobres e desgraçados e ainda nos trazes mais problemas”, “ Te avisei para nao te meteres com esses mais velhos bandidos”, “E agora o que vamos fazer ? Teu pai só sabe beber, teus irmaos sao miudos e tu minha filha, em vez de batalhares pela vida te entregas a um bandido para ganhares um filho”.

 

Tempos depois, Sara teve um belo rapaz. Até hojee  nem sabe dos deatlhes correctos do pai de seu filho.  Por terem passado tempo juntos, em pensoes e restaurantes, nunca soube onde este morava.  Um dia, quando a fome apertava e o bebé chorava, tomou uma decisao importante. Foi a casa de uma amiga a quem pediu emprestado 2 000 mil kwanzas. No dia seguinte, pôs o filho as costas e com uma banheira na cabeça foi vender produtos do campo. Nascia assim mais uma zungueira.

 

Resultado:

A situaçao posterior de Sara tornou-se pior do que no inicio. Em vez de resolver a vida, complicou-a ainda mais. Antes era uma jovem desiludida pela falta de emprego vivendo numa familia pobre. Hoje é uma mae solteira, tendo que passar de sol a sol vendendo nas ruas para sustentar a familia.

Sugestoes:

·         Quando se trata de encontrar companheiro fuja de homens casados.

·         Caso seja mae solteira saiba que muitas nesta situaçao, deram a volta por cima e hoje sao felizes. Nao desanime. Lute por uma vida melhor para si e sua criança.

·         Batalhe. Trabalhe e estude. Os frutos virao com o tempo. Esta formula nunca falha.

·         Nao tente resolver os problemas da vida, usando o corpo.

·         Sexo irresponsável leva a muitos problemas.

·         Se é casado e trai a mulher a quem jurou fidelidade acha que lhe tratará bem ?

·         Se tem filhos e os ama acha que os deixará para cuidar de si ?

·         Homens mais velhos e com mullheres em casa, interessam-se pelo corpo de mulheres mais jovens, mas apenas isso. O que lhe acontece depois nao lhes interessa.

·         Acima de tudo evite envolver-se com gente comprometida.