Este lugar vai ser o seu companheiro na divisão de Mambos e Problemas. Makas também são aceitaveis. Todo e qualquer problema poderá encontrar alívio aqui. Envie toda a sua carga para aqui. Não se iniba. Divida connosco o que o(a) apoquenta.

AngoProblemas

PROBLEMAS PEQUENOS

 

O Amigo Oculto

O Amigo Oculto

PROBLEMAS EM CASA

PROBLEMAS NO TRABALHO

PROBLEMAS NA COMUNIDADE

PROBLEMAS COM AS AUTORIDADES

PROBLEMAS DE SAÚDE

PROBLEMAS NA ESCOLA

PROBLEMAS PESSOAIS

PROBLEMAS POLÍTICOS

PROBLEMAS INTÍMOS

PROBLEMAS ENTRE NAMORADOS

PROBLEMAS PEQUENOS

PROBLEMAS DE GRANDE DIMENSAO

PROBLEMAS COM VIZINHOS

APENAS PROBLEMAS

OUTROS PROBLEMAS

 

 

 

Quando acordei naquela manha tive de tomar uma decisao importante. Que presente daria a minha amiga oculta ou amigo secreto, lá no meu local de trabalho ? Tinha bwé de coisas para comprar, afinal o natal estava as portas e com ele festas e presentes para comprar, dar e quem sabe receber ?

Mas estava rija a coisa. Dinheiro nao é coisa que abunda na minha vida. Aliás ando num divórcio permanente com ele. Dá a impressao de que sou alérgio ao dinheiro. Este nunca está de bem comigo. Este ano recebi o décimo terceiro, o subsídio de férias, o subsídio de natal e os vencimentos de Novembro e Dezembro, mas mesmo assim as massas parecem terem voado com uma rapidez surpreendente. Nao guardei nada e acabei comprando até o que nao planeara.

Definitivamente tinha de mudar as coisas. Trabalhava que nem uma égua mas a conta bancária continuava quase a zero. Tudo o que entrava saia. Caso acontecesse uma emergencia estava tramada.  Bem o que daria entao ao meu amigo aculto ? Via os meus colegas comprando perfumes, roupas várias, objectos de valor que sabiam ser do agrado dos seus amigos secretos.  Meu dinheiro estava no fim. Gastei balurdios de dinheiro aqui e ali tudo em prol de um final de ano agradável e agora teria de comprar algo valioso para o amigo secreto que me calhou. Dicidi entao comprar algo simbólico. Sabia que me falariam mal. Que me chamariam de pobretanas e outros adjectivos, mas nao compraria apenas para agradar outros.

 

Resultado:

 

Gastei pouco. Gozaram comigo mas mantive algum dinheiro na conta bancária e deixei claro para os anos a frente que nao me envolveria em jogos que só serviam aos interesses de comerciantes.

 

Sugestoes:

·         Nao gaste o que nao pode

·         Nao se envolva em jogos e actividades que nao quer, apenas para agradar outros.

·         Seja honesto consigo mesmo, se nao dá, nao dá. Nao se envolva em dificuldades financeiras comprando presentes e dando festas para agradar outros.

·         Natal nos dias de hoje é acima de tudo uma oportunidades para comerciantes enriquecerem ao passo que o empobrecem o cidadao. Infelizmente a enfase esta em quanto se gasta.  Se vai gastar entao gaste com bom juizo.

·         Acima de tudo lembre-se: As festividades passam mas as as divídas, estas agarram-se a nós.

 

O que diz o Wikipedia sobre o assunto ?

Amigo secreto, amigo oculto, amigo X, ou também amigo invisível é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano (Natal e Ano-Novo). É comum entre colegas de trabalho, de escolas, e de familiares.

Origem

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nordícos. Amigo secreto - Um ritual nórdico. Esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes

A brincadeira

A brincadeira ocorre da seguinte forma: Cada participante tira um papel com o nome de outro participante, e não deve contar a ninguém quem é.No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar, quem é. Quando isso ocorre, há troca de presentes. Quem recebe o presente é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente.