Este lugar vai ser o seu companheiro na divisão de Mambos e Problemas. Makas também são aceitaveis. Todo e qualquer problema poderá encontrar alívio aqui. Envie toda a sua carga para aqui. Não se iniba. Divida connosco o que o(a) apoquenta.

AngoProblemas

PROBLEMAS NA COMUNIDADE

 

 Este trânsito Infernal me Mata !

PROBLEMAS EM CASA

PROBLEMAS NO TRABALHO

PROBLEMAS NA COMUNIDADE

PROBLEMAS COM AS AUTORIDADES

PROBLEMAS DE SAÚDE

PROBLEMAS NA ESCOLA

PROBLEMAS PESSOAIS

PROBLEMAS POLÍTICOS

PROBLEMAS INTÍMOS

PROBLEMAS ENTRE NAMORADOS

PROBLEMAS PEQUENOS

PROBLEMAS DE GRANDE DIMENSAO

PROBLEMAS COM VIZINHOS

APENAS PROBLEMAS

OUTROS PROBLEMAS

 

Mariana chegou a casa vinda do trabalho as 18:45. Estava cansada. Vivia no Benfica na zona sul de Luanda e trabalhava na baixa de Luanda. Quando chegou os filhos já estavam a espera dela, a muito vindos da escola. Pakito de 5 anos, Maria de 13 e Antonio o mais velho, com 16 anos. Ao chegar a entrada de casa no seu Rabo de Pato ( como sao chamados em Angola os Toyota Corolla da decada de 90 ) buzinou e Antonio veio abrir o portao. Parqueou o carro, arrastou-se para a sala de estar e atirou-se no cadeirao. Estava estafada. “O pai ? “ – perguntou aos filhos. “O papa telefonou a dizer que está um grande engarrafamento na zona do Mundo Verde e vai chegar mais tarde” – respondeu Pakito, já habituado a receber tais chamadas de seus pais.

 

Suspirou de tristeza. Aquela vida de acordarem as 4:00 da manha e chegarem as 19 horas  em casa estava a mata-los.  Viam as crianças a noite, por pouquissimas horas. Nao acompanhavam devidamente o seu crescimento e desafios. Nao tomavam o pequeno almoço juntos, nao se sentavam a mesa ao almoço como familia e ao jantar estavam tao cansados para poderem como familia interagirem devidamente.

 

Abraçou os filhos. Sentia pena de nao poder te-los consigo mais tempo. Sabia que sentiam sua falta ao longo do dia.

 

Mateus, o marido de Mariana, chegou 30 minutos mais tarde do que o habitual. Eram 19:30 quando finalmente chegou a casa. Abraçou a familia. Estava cansado. No trabalho as coisas estavam difíceis. O trabalho apertava cada vez mais devido ao volume de clients que aumentava. Estavam tentando arranjar mais empregados qualificados, mas nao abundava experiencia no Mercado Angolano. O aperto continuaria ainda por algum tempo.  Sentaram-se a mesa e começaram a tomar o jantar preparado por dona Domingas a empregada de casa. Duas horas depois tinham posto as crianças na cama e estavam arrumando as coisas para o dia seguinte.

 

Mariana e Mateus sabiam que aquele situaçao nao era saudável. Acordavam cedo e dormiam tarde.  No entanto também sabiam que nao estava no seu poder resolver a situaçao. Luanda estava abarrotada de gente e de carros ta e ninguém parecia saber o que fazer para resolver a situaçao.

 

Resultado:

 

A familia sofria as consequências de um transito infernal. A tensao arterial de Mariana estava causando preocupaçao e aparentemente nao havia uma saida eminente para aquela situaçao.

 

Sugestoes:

 

·         Simplifique a vida. Casa trabalho, Trabalho casa. Nao arrange outros compromissos.

·         Quando em casa procure nao falar dos problemas do trabalho. Sua familia nao merece. Poupe-os. Fale sobre coisas animadoras, a menos que precise muito de um conselho de seu companheiro ou queira dividir uma experiência agradável.

·         Nao traga trabalho para o fim de semana.

·         Use o fim de semana plenamente. Descanse. Saia com a familia. Brinque com seus filhos. Compense-os por nao poder passar tempo com eles ao longo da semana.

·      Trate bem seu companheiro. Faça uma massagem para ela(e). Leve-a as costas. Vá a um restaurante para um refeiçao deliciosa.

·         Durma bastante.

·         Nao planeje fazer muita coisa. Relaxe.

·         Leia algo.

·         Se possivel quando estiver com a familia, ponha o telefone no modo silencioso. Aquele momento pertence a familia.

·         Tire tempo para Deus. Sua ispiritualidade lhe dará forças para suportar os desafios da vida.