Este lugar vai ser o seu companheiro na divisão de Mambos e Problemas. Makas também são aceitaveis. Todo e qualquer problema poderá encontrar alívio aqui. Envie toda a sua carga para aqui. Não se iniba. Divida connosco o que o(a) apoquenta.

AngoProblemas

OUTROS PROBLEMAS

Futebol Angolano

 Quem matou o futebol Angolano ?

PROBLEMAS EM CASA

PROBLEMAS NO TRABALHO

PROBLEMAS NA COMUNIDADE

PROBLEMAS COM AS AUTORIDADES

PROBLEMAS DE SAÚDE

PROBLEMAS NA ESCOLA

PROBLEMAS PESSOAIS

PROBLEMAS POLÍTICOS

PROBLEMAS INTÍMOS

PROBLEMAS ENTRE NAMORADOS

PROBLEMAS PEQUENOS

PROBLEMAS DE GRANDE DIMENSAO

PROBLEMAS COM VIZINHOS

APENAS PROBLEMAS

OUTROS PROBLEMAS

 

Sintou-me decepcionado com o estado actual do futebol Angolano. O desporto no seu aspecto positivo tem sido responsável por muita alegria entre povos cansados de frustrações e sofrimento. Quando Ronaldo marca um golo, Messi marca um golaço ou Robin Van Persie não deixa a bola poisar no relvado e, manda ela para o canto superior direito das redes não guardadas pelo guarda redes, a  dimensão da alegria que se gera no mundo é simplesmente incrível. No mundo ! O futebol deixou de ser um fenómeno local, em que uma equipa tem um grupo de apoiantes locais que se entregam apaixonadamente a ela e empurra a sua equipa pra frente. Hoje, equipas como Barcelona, Manchester United, Real Madrid, Chelsea, Inter de Milão, Benfica, Arsenal, Beskitas, Fernabache, Lyon, PSG, Corinthians, Boca Juniors, Bayern Munich, Dortmund e muitas outras são marcas globais, com fãns em todos os extremos do planeta terra. Em Africa gigantes como o TP Mazembe, Al Ahly e outros, também tem crescido e dado muita alegria a seus fãns.

Infelizmente e ao passo que os outros futebois melhoram, tornam-se mais atrativos e até mais  rentavéis o nosso so regride. Nossos jogadores têm pé quadrado. Não conseguem jogar devidamente e enxotam as pessoas do estádios. Com a excepção de quando o Kabuscorp joga, os estádios estão sempre as moscas.

Nos anos 70 e 80 não era assim. Jogos como Angola-Cuba, Angola-Argelia, Angola-Camarões, Angola com quem quer que seja, era duro, rigissímo, conseguir bilhetes no maior estádio da epóca, a Cidadela desportiva. Os confrontos entre o Asa ( TAAG ), Mambroa, Petro de Luanda, Primeiro de Agosto, Nacional e Primeiro de Maio de Benguela, Futebol Clube e Construtores do Uíge, eram batalhas animadissimas. Era bonito. Era lindissimo ver as cores, a multidão, a antecipação e as conversas e discussões nos dias a seguir a estes duelos de gigantes do nosso futebol.

Corriamos para comprar O JDM ( Jornal Desportivo Militar ), o suplemento desportivo das terças feiras e o Jornal de Angola dos fim de semana.

Tinhamos craques de verdade. N’dunguidi, Eduardo Machado, Giovetti, Mascarenhas, Lourenço, Ndongala, Santo António, Salviano, Praia, Luis Cão, Lourenço, Vicy, Armenio, Fusso, Vata, Santinho, Napoleão, Angelo, Garcia, Savedra, Jesus, Abel Campos, Zeca, Manico, Sorcier, Sarmento, Ralph,Chinguito, Maria, Makueria, Lufemba, Praia, e muitos muitos outros.

Estes aprenderam a jogar como manda a regra do futebol. Brincavam com a pelota. Mandavam nela. Repreendiam-na quando comportava-se mal e a abraçavam e beijavam quando abedientemente fazia como lhe mandavam e rompia com as redes adversárias. Tempos que já não voltam mais. Pelo menos não vejo a voltarmos a ter um tempo glorioso como aquele, em que o Angolano estava realmente apaixonada pelo o que era o desporto rei.

Como chegamos ao estado actual ? Como minha gente ? Cadé o desporto na rua ? Nas escolas ? nas esquinas ? OK, já não há ruas, nem esquinas onde se pode jogar, nem escolas onde se dá valor ( mesmo !) , a prática do desporto.

Matamos o espirito,

Matamos a atitude,

Matamos o desportista Angolano.

Até Quando o mãe Angola,

Até Quando ?

Lágrimas de saudade por quem fostes

Rolam dos olhos humedecidos de quem um dia

Te conheceu.

Ó Mamá !

Maezinha,

Maezinha querida.

Até Quando ?

 

Bem, vou mazé parar por aqui. Ainda vão me apelidar de louco desvairado. Mas que estou triste, sim estou. Que lamento, sim lamento. Que espero por dias melhores, sim, sim, sim, sim …….. do fundo deste coracão saudosista de um passado glorioso. O do futebol Angolano.

 

.